sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os inconformados disseram "BASTA!"

“Procurando sarna para se coçar?”
“Não é comigo!”
“Não tenho tempo!”
“Isso de nada adianta!”

Quantos já ouviram tais expressões? Quantos já a usaram ou usam?

No meu caso, a resposta afirmativa é para a primeira indagação; quanto à segunda, raramente a utilizei.

Ao voltar da sede do Ministério Público, onde retirei a promoção de arquivamento de minha denúncia contra a suspeita de estar havendo malversação de recursos públicos, por parte do prefeito de Novo Hamburgo,por não haver o repasse de verbas da Taxa de Prevenção de Incêndios, tal frustração foi solenemente abafada com uma grata surpresa.

Participei da primeira reunião do “Mobiliza Inconformados”, uma iniciativa de dois cidadãos de minha cidade, cujo propósito inicial foi o de arregimentar pessoas da comunidade, que não toleram mais os descalabros cometidos por agentes públicos.

Mesmo contando com a divulgação do nosso incomparável repórter/jornalista/cronista, o brilhante Aurélio Decker, além do não menos eficiente Martin Behrend, em seu programa 40 minutos da Rádio ABC, havia uma grande incógnita: quantas pessoas atenderiam ao chamado?

Quase cinqüenta pessoas compareceram a esse encontro, em que se constatou o elevado grau de indignação das pessoas, que não admitem mais o deboche, os escândalos, o desperdício do dinheiro público.

Essa pessoas, todas mostrando alto discernimento, vieram de mangas arregaçadas, não para “brigar no tapa”, mas para, objetivamente, contrapor-se a tanta falta de respeito contra a cidadania brasileira.

Grupos de trabalho foram delineados, para atuar inicialmente em três frentes distintas:

- A insensibilidade dos vereadores de Novo Hamburgo, que queremprovocar novamente o inchaço dos quadros do legislativo, empregando seus apaniguados, os quais ostentam o pomposo nome de assessores, e já vislumbrando grandes obras de ampliação para acolher o aumento de efetivo que, até agora, salvo raríssimas exceções, apenas reúnem-se para dizer “amém” às ordens do prefeito, recebendo seu polpudo salário e, vergonhosamente, transbordando suas contas bancárias com diárias de viagens, que nada trazem de produtivo para Novo Hamburgo.

- O caos da saúde pública na cidade, provocado por uma atitude que poderia ser entendida como birra do prefeito, ao ocasionar sérios entraves ao andamento das obras de ampliação do Hospital Municipal.
Pessoas enfermas, em promiscuidade insalubre e quiçá contagiosa, amontoam-se em macas e cadeiras nos corredores, quando poderiam estar ocupando, com dignidade e conforto, um quarto construído pela administração anterior.
Mostrando um total despreparo para atender aos anseios populacionais, esse senhor que ESTÁ prefeito, declara em mídia da capital, mediante generosa verba publicitária, que Novo Hamburgo serve de exemplo para a saúde pública.
É tão exemplar o atendimento que os milagrosos médicos e corpo de enfermagem propiciam, com os rudimentares recursos à disposição, que esse executivo, para não ciceronear o Sr. Tarso Genro, quando o mesmo visitou a ACI antes das eleições, “foi acometido de um inesperado e fugaz problema de pressão arterial”.

O Sr. Tarcísio foi levado às pressas ao Hospital Municipal?

Não!

Ele utilizou os serviços de hospital particular, de renome, mostrando que, para ele tem de ser o melhor.

Para o povo? Que se lixe, como disse aquele deputado, lembram?


- Finalmente, a terceira comissão irá às últimas instâncias para ver respondida a seguinte questão:
Por que a promotoria ignorou a não destinação de R$ 1.609.917,37 destinados por lei aos bombeiros ou, caso não o necessitassem em sua totalidade, também por força de lei, seriam disponibilizados para nossa segurança pública, ou em outros socorros públicos.

Os bombeiros nenhum centavo receberam desses quase dois milhões de reais.

Seus equipamentos estão com severos riscos de inutilidade. A população de Novo Hamburgo corre sérios riscos de vida e patrimonial.

E o prefeito se recusa a repassar o dinheiro que o povo pagou, religiosamente. Isso apenas referente ao ano de 2009.

E o ano de 2010?

Provavelmente mais de R$ 2 milhões que se esvaíram pela vala comum, que ninguém sabe para onde vão; talvez para os desfiles de carnaval ou para acampamento partidário do Fórum Social Mundial, onde foi enfatizada a “Marcha da maconha” e o banho de adultos, ao ar livre, totalmente nus, em presença de inúmeras crianças que por lá circulavam.

Esses são apenas alguns dos vários assuntos que foram discutidos e que foram eleitos como prioridades iniciais.

Os inconformados de Novo Hamburgo deixaram bem claro o seu grito de“Basta!”

Mostrando que têm rosto e voz, todos e talvez muitos mais se reencontrarãona Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, nesta quinta-feira, dia 10/02/11, às 15:00 h, para que os parlamentares saibam que exigimos que eles analisem melhor os rumos que planejam para essa Casa do Povo.

Você, prezado visitante, está convidado a comparecer e ampliar o abaixo assinado que está sendo organizado, em protesto contra o inchaço da máquina legislativa municipal.

Venha, traga parentes e amigos, não se esquecendo de estar acompanhado de sua carteira de identidade.

O primeiro passo, em direção ao exercício da cidadania, está consumado.

Junte-se a nós, para que, no amanhã, você possa olhar nos olhos de seus filhos ou netos, ou mesmo na expressão serena de seu ente querido, sem ouvir a acusação de ter-se omitido em participar desse momento de busca do respeito e da dignidade.

Z.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário